A maioria dos participantes da Confraria da Lagoa
aderiu, recentemente, a um clube de vinho. Todos estão muito
satisfeitos com a opção a ponto de cobrarem uma matéria a respeito.
Vamos pagar esta dívida.
Tudo começou com uma brincadeira quando
alguém lembrou que, no clube do qual fazia parte, quem indicasse um
novo sócio ganhava um cupom para comprar uma garrafa. O novo sócio
aceito também receberia a cortesia. Foi uma verdadeira reação em
cadeia quando uma regra informal foi adotada: quem ganhasse o cupom
convidava o novo sócio para degustar a garrafa brinde e vice-versa.
Estão bebendo vinho até agora...
Brincadeiras à parte, estes clubes de
vinhos podem ser muito interessantes ou plenamente decepcionantes,
tudo vai depender do desejo de cada um. O ponto mais forte é preço
oferecido, sempre menor que a média do mercado, desconto obtido em
função do volume de compras. Um dos mais populares clubes já conta com
mais de 200 mil sócios em todo o Brasil.
Como funcionam?
Assim como outros clubes de compras, o
novo sócio escolhe um plano de adesão com opções que vão do básico até
o sofisticado. Mensalmente é oferecida uma seleção de rótulos,
dentro de cada plano. Pode-se recusar a oferta ou mesmo alterar o seu
conteúdo, mas se não houver nenhuma manifestação ela será enviada
automaticamente. Algumas destas empresas contam com um extenso
catálogo com diversas opções para sócios ou não.
Vantagens
Os preços são sempre convidativos. O
segundo ponto importante é a comodidade, recebe-se uma boa seleção
(depende da curadoria de cada clube) resolvendo aquela dificuldade de
escolher numa loja ou supermercado. Para quem consome vinhos
regularmente é um achado. A variedade é o terceiro ponto forte o que
torna esta experiência uma boa fonte de aprendizado. Periodicamente
são oferecidas promoções especiais, brindes, acessórios, cursos e até
descontos em restaurantes ou em eventos relacionados ao mundo do
vinho. Newsletters, revistas ou luxuosos catálogos repletos de boas
informações são enviados periodicamente.
Desvantagens
A primeira delas é que ficamos
“amarrados” a um clube o que, teoricamente, é um limitador. Um dos
prazeres dos enófilos é descobrir, garimpar, pesquisar aquele vinho
que pode ser a garrafa dos nossos sonhos. O clube é o oposto disto,
alguém vai selecionar os vinhos e tudo que faremos será dizer sim ou
não. Outro ponto negativo está relacionado à qualidade do que nos vão
ofertar: dependendo da seriedade do grupo podem ser oferecidos
produtos incompatíveis com o esperado. Dificilmente vinhos icônicos ou
de produção limitada serão ofertados neste sistema de venda, que por
sua característica de grandes volumes vai optar por vinhos do dia a
dia. São comuns problemas de ordem burocrática, remessas que nunca
chegaram, troca dos produtos sem aviso prévio, etc.. Por último,
depois de algum tempo de associação, começam a se repetir as ofertas o
que deixa de ser interessante.
Os Clubes
Existem para todos os gostos e bolsos. A
maioria deles oferece seleções vindas dos principais países produtores
enquanto uns poucos enfatizam um determinado estilo ou país produtor.
Apresentamos a seguir uma relação dos
clubes mais conhecidos, em ordem alfabética. Lembramos aos leitores
que esta coluna não indica nenhum deles especificamente e não se
responsabiliza pela qualidade de suas ofertas. Consultem um site de
reclamações antes de fazer uma opção. Escolher bem o clube é
fundamental.
Clube Adega – (http://www.clubeadega.com.br) – ligado a Revista Adega
Clube VinoGourmet - (http://www.clubevinogourmet.com.br)
Clube W - (http://www.wine.com.br/clubew) – o maior do país
Dionisio Wineclub - (http://www.dionisoclubedevinhos.com.br/) – um dos mais sofisticados
Empório Gastrô - (http://www.emporiogastro.com.br/clube)
eVino – (http://www.evino.com.br) – (clique em “Clube Evino” na pagina indicada)
Golden Wine Club - (http://www.winexpress.com.br/goldenwineclub)
Grand Cru Brasília – (http://www.grandcrubsb.com.br/) – (clique em “Clube do Vinho” na página indicada)
Gourmet Butler - (http://www.gourmetbutler.com.br)
Selo Reserva – (https://www.seloreserva.com.br/subscription)
Sociedade da Mesa - (http://www.sociedadedamesa.com.br) – um dos mais antigos e tradicionais
Smartbuywines - (http://www.smartbuywines.com.br/WineClubs.aspx) – ênfase em vinhos norte--americanos
Vinhos de Bicicleta - (http://vinhosdebicicleta.com.br) – ênfase em vinhos artesanais
Vinitude - (http://www.clubedosvinhos.com.br)
Winelands - (http://www.winelands.com.br)
Winestore - (http://www.winestore.com.br/loja/confraria.html) - adota o termo Confraria em lugar de Clube
Winet - (http://www.winetclub.com.br)
Dica da Semana: este é para deixar todo mundo em dúvida se deve ou não entrar para um clube...
Antinori Pinot Nero Castelo de la Sala
Um Pinot Nero muito interessante que apresenta bela
complexidade aromática, boa mineralidade e estrutura. Um “Borgonha" da
Úmbria!
Coloração típica vermelho-rubi brilhante. Aromas com notas de cereja, framboesa e leve toque de especiarias.
Muito agradável e elegante no palato com o tradicional caráter frutado desta casta. Muito bem vinificado.
Harmoniza corretamente com peixes, aves como codorna ou perdiz e carnes vermelhas grelhadas ou assadas.


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